Awesome Image
.

Desvendando a análise de dados educacionais: como pode revolucionar o ensino e potencializar o aprendizado dos alunos

Já imaginou se os professores tivessem na palma da mão uma visão detalhada do aprendizado de cada aluno? E se os líderes escolares tivessem uma visão ampla de suas escolas? E se essas visões de aprendizagem contemplassem o futuro e o passado?

Imagine se você pudesse identificar proativamente os alunos que precisam de apoio adicional e coordenar os recursos adicionais necessários para melhorar o desempenho e contribuir para uma classificação acadêmica mais alta da escola.

As escolas e os sistemas de ensino enfrentam complexidade na preparação de diversos alunos para um futuro dinâmico. Parte do monitoramento e avaliação de seu progresso é a coleta de dados sobre a aprendizagem dos alunos e o desempenho do sistema. Como esses conjuntos de dados se tornaram maiores e mais complexos, as ferramentas e a capacidade de alavancar dados para obter melhores resultados nem sempre acompanharam o ritmo.

Agora, escolas e educadores têm acesso a novas ferramentas de dados e análises que os ajudam na complexidade da educação. Os dados estáticos dos alunos (por exemplo, dados demográficos; realizações anteriores) e dados dinâmicos (por exemplo, padrão de logons on-line; quantidade de postagens de discussão) podem ser melhor compreendidos pelos educadores com poderosas ferramentas de visualização de dados. As ferramentas avançadas de análise de hoje podem mostrar a trajetória em que os alunos estão (por exemplo, em risco; alto desempenho) e, portanto, possibilitam intervenções mais oportunas (por exemplo, oferecendo suporte social e acadêmico extra; apresentando mais desafios tarefas) (Shum, SB, 2012).

A proposta da Nedu é auxiliar instituições de ensino a levarem seus alunos ao sucesso. Através da análise de dados educacionais responder às seguintes questões dos educadores:

  1. Como estão meus alunos agora?
  2. O que eu posso fazer para levá-los ao sucesso?

Venha conhecer a Nedu e tenha sua plataforma de insights para educadores analisando e melhorando o progresso dos alunos.


Microsoft Education Analytics (2017).
Shum, S.B. (2012). Learning Analytics. UNESCO IITE Policy Brief, November 2012.